ANUNCIE AQUÍ

ANUNCIE AQUÍ

Internet da Bahia

Internet da Bahia

16 agosto 2017

Tapioca e beiju fazem sucesso na Exporural 2017

Até o próximo domingo (20), uma diversidade de produtos da agricultura familiar e economia solidária, de diversos municípios da Bahia, podem ser encontrados na Exporural 2017, no Parque de Exposições de Salvador. Um dos destaques são a goma de tapioca e o beiju da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). 
Para a representante da Rede Mata Atlântica, na qual a Coopatan está inserida, Wilson Souza Nunes, é muito importante participar deste tipo de evento para apresentar os produtos a outros mercados e fazer rodadas de negócios: “Aqui a gente consegue fazer contato com exportadores, como por exemplo um exportador da Suíça que já conversou com a gente sobre a possibilidade de comprar algum de nossos produtos”. 
Ainda segundo Nunes, o Governo Estadual tem dado muito apoio para rede: “Temos essa parceria para discutir a parte da formalização, da organização e da comercialização para que a gente possa ter retorno na base, com retorno financeiro e melhoria da renda”. 
A Rede Mata Atlântica é uma composição de grupos produtivos da agricultura familiar e economia solidária, formada por 30 empreendimentos. Entre os produtos que estão sendo comercializados na Exporural pela Rede estão o guaraná em pó, o cravo da índia, pimenta do reino, banana chips, além da goma de tapioca e o beiju tipo canoa, que está sendo um sucesso de vendas. 
Segundo a diretora de Agregação de Valor e Acesso a Mercado, da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF/SDR), Elisabete Costa, “esse evento faz parte das estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado para apoiar a divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e da economia solidária para a população da capital baiana, e de outras regiões do país que visitam a Exporural. Evento como esse proporciona aos empreendimentos aumento na renda das famílias e, consequentemente, melhoria de vida”. 
Agricultura familiar
Um espaço da Agricultura Familiar, composto por 25 estandes com produtos de cooperativas e associações baianas, trouxe para o evento um pouco da variedade produzida no interior do estado, e diferentes segmentos para a exposição de produtos in natura (frutas e verduras), produtos industrializados (doces, biscoitos, farinhas de mandioca e milho, mugunzá, castanhas, mel, dentre outros), artesanatos (bijuterias, roupas customizadas, brinquedos infantis). 
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Rede Caatinga, o espaço contará também com uma praça de alimentação, onde são servidas iguarias como espetinho de carne de bode, tapiocas recheadas e pratos preparados com tilápia.

Crédito da foto: Aurelino Xavier/SDR
Assessoria de Comunicação   SDR

Vereador Zé da Boate é empossado prefeito de Ponto Novo

Na manhã de sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, a Câmara de Vereadores de Ponto Novo realizou sua primeira sessão extraordinária do ano, ma...